Costa Verde é uma faixa de terra que vai do litoral sul do estado brasileiro do Rio de Janeiro até o norte do litoral do estado de São Paulo. Engloba os municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, e Paraty no estado do Rio de Janeiro e Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela no estado de São Paulo.
O nome é dado devido à expressiva presença de Mata Atlântica que ainda existe nesse trecho do litoral brasileiro. Algumas pessoas consideram que este termo se refere a todo o litoral.
A Costa Verde foi listada em nono lugar, como uma das regiões imperdíveis do planeta para se conhecer no ano de 2016, de acordo com o renomado guia de viagens Lonely Planet* da BBC.
A Costa Verde exibe um dos cenários mais bonitos e exóticos da costa brasileira, onde a Serra do Mar encontra o Atlântico e ambos se confundem de forma única. Formada pelos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro, se destacou, na colonização do Brasil, pela presença constante de navios franceses e ingleses. Por abrigar uma das primeiras terras colonizadas em território nacional, é possível encontrar por lá estradas e caminhos esquecidos, que de forma pioneira avançavam em direção ao interior do país. A presença de piratas, aventureiros, nobres e plebeus desenhou o patrimônio material e imaterial dos habitantes da região.
Sua paisagem, com mais de duas mil praias e uma infinidade de ilhas, é protegida pela Restinga de Marambaia e por imensos paredões recobertos pela Mata Atlântica. As águas, em várias tonalidades de verde, são ideais para a prática de qualquer modalidade de esporte aquático.
Possui grande número de praias semi-desertas; algumas, com nuances de cores únicas, só podem ser acessadas pelo mar. A Baía da Ilha Grande é considerada a melhor e mais bela parte do litoral brasileiro para se navegar. Na região, podemos encontrar desde Resorts de padrão internacional e paraísos ecológicos a cidades históricas como a de Paraty, um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil.
Angra dos Reis é um paraíso com 365 ILHAS, sendo parada obrigatória para amantes de belezas naturais. A prática de esportes náuticos e sofisticação são comuns neste município.
Nos hotéis, Resorts e pousadas o turista encontra conforto e uma infinidade de roteiros turísticos, longos passeios de barco, trilhas naturais em meio a rios e cachoeiras, além de opções de esportes radicais como rapel, mountain bike e rafting.
Para os amantes da pesca, a cidade reserva alternativas para todas as formas do esporte: submarina, de superfície ou amadora.
Como curiosidade, o nome de Angra dos Reis foi dado pelos portugueses em sua primeira expedição nesta região em 1502, pois imaginaram que se tratava apenas de uma angra (pequena enseada), e por coincidir com a data dedicada aos Reis Magos, foi batizada como Angra dos Reis.
A Ilha Grande apresenta uma das mais belas regiões costeiras, um santuário ecológico. Localizada a 155 km da cidade do Rio de Janeiro, possui trilhas, cachoeiras e enseadas que pertencem ao Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Estadual Marinho do Aventureiro, com fauna e flora exuberantes, formando cenário ideal para a prática de trekking e mergulho, entre outras atividades ao ar livre.
A beleza natural e a rica história constituem o acervo turístico–cultural de Mangaratiba. A ilha de Jaguanum é a principal atração local. Apesar de sua história de mais de 400 anos, o atual município, só foi elevado à categoria de Vila em 1831.
Cabe ressaltar que a consolidação do turismo neste município deve-se principalmente a empreendimentos com bandeiras internacionais na área de hospedagem, proporcionando aos visitantes experiências sofisticadas com cenários paradisíacos.